Selo UNICEF edição 2008

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. O Selo é uma contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional. Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, uma iniciativa que reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos da criança e adolescente da região.Dessa maneira, buscasse criar as condições necessárias para que os Estados e Municípios do Semi-árido alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Hidrolândia Município aprovado edição 2006. Rumo ao Selo UNICEF edição 2008.

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE

O município através das Secretarias de Educação e Saúde implantaram nas escolas o Projeto "Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE", que tem por objetivo os contextos de vulnerabilidade que expõem adolescentes e jovens à infecções pelo HIV e a AIDS, a outras doenças de transmissão sexual e à gravidez não planejada. Realizações:

  • Formação do Grupo de Jovens nas Escolas;
  • Encontros com o Grupo Gestor Jovem;
  • Formação de peças teatrais nas escolas ( Tema: Sexualidade);
  • Encontros com o Grupo Gestor Municipal (representantes das escolas e das secretarias);
  • Aplicação de um teste diagnóstico nas escolas;
  • Capacitação com os profissionais da saúde (médico e enfermeiros);
  • Criação da Caixa de duvidas ( uma caixa onde os alunos possam colocar suas duvidas sem se identificar);
  • Participação do Grupo de Jovens em Oficinas de Rádio (Capacitação).

Cultura e Identidade Étnico - Racial

Este tema estimulou crianças e adolescentes do Semi-árido a reconhecer e preservar sua raízes étnico-raciais e a diversidade cultural presente no município. Os meninos e meninas assumiram um papel ativo na preservação de suas tradições, com antigas e novas manifestações culturais.

Esporte e Cidadania

Neste tema, foi realizado mobilizações com as famílias, as escolas e a comunidade para a importância do esporte como um direito das crianças e dos adolescentes e a ferramenta indispensável para a construção da cidadania.
Realizações do grupo:
  • Oficializaram o grupo nas escolas;
  • Reuniões com o grupo semanalmente;
  • Evento esportivo "Dia do Desafio";
  • Concluíram o Diagnóstico do esporte no município.
  • Elaboraram o Jornal Mural em todas as Escolas.

Participação Política dos Adolescentes e Orçamento Público

O objetivo deste tema é envolver os adolescentes no debate político do município e no monitoramento do orçamento público. Será avaliada a participação desses jovens no processo eleitoral e no acompanhamento do orçamento público municipal nas áreas relacionadas à infância e adolescência. O grupo realizou:

1. Foi oficializado os grupos de adolescentes nas escolas onde participam no total 40 jovens.

2. As segundas e quartas é realizado as reuniões com o grupo de adolescentes onde planejamos atividades, pesquisas e debates sobre a cidadania.

3. Mobilizações dos adolescentes;

  • Foi incentivado os adolescentes de 16 e 17 ano a fazer o cadastramento eleitoral através da peça de Teatro "Voto vendido, consciência perdida" que foi apresentada em todas as escolas do município.
  • Produção de um programa de Rádio.
  • Foi realizado nas escolas a comemoração dos 18 aniversário do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). As Escolas produziram peças de teatro, poesias, paródias, concurso de desenho e cartazes informativos.

4. O grupo realizou encontros de pesquisas na internet sobre o Orçamento Público.

5. O grupo em uma reunião democrática escolheu o Objetivo da Gestão Aumentar o Orçamento público municipal voltado para crianças e adolescentes.

6. Foi realizado entrevistas com Vereadores, Secretários(as) do município, Assistente Social, Presidente do CMDCA e o Contador da Prefeitura. Nestes momentos foram esclarecido todos os processos de produção dos orçamentos do município.

  • Produziram relatórios das entrevistas.

7. Os adolescentes analisaram o orçamento 2007.

  • Fizeram o relatório de acompanhamento do orçamento público analisando as planilhas de gastos, orçamento total aprovado 2007, despesas previstas, despesas liquidadas e o orçamento total liquidado.

Os adolescentes relataram que foi importante esse trabalho que fizemos, pois assim ficaram conhecendo um pouco da política do município, e como funciona as parte de orçamento público, dos valores e também ficamos sabendo o que foi gasto com as crianças e os adolescente em 2007.

Educação para a Convivência com o Semi-árido

Neste tema, as escolas municipais mobilizaram os educadores, crianças e adolescentes, para que todos descutam a diversidade e as potencialidades do Semi-árido. O clima, a geografia, a história, o acesso a água, os animais e vegetais, a população e a própria qualidade da educação foram estudados por crianças e adolescentes na descoberta das maneiras de conviver melhor com o Semi-árido.
O grupo desenvolveu:
  • Foi oficializado os grupos nas Escolas.
  • Reuniões semanais as terças e quartas na sede do município e no distrito de Irajá.
  • As escolas do município aplicaram os roteiros que analizam o clima, a geografia, a história, o acesso a água, os animais e vegetais, a população e a propria qualidade da educação.
  • Os Alunos produziram um programa de rádio e textos para jornais das escolas.

Grupos de Mobilização do Selo UNICEF 2008

O Selo UNICEF Edição 2008 tem como objetivo promover o envolvimento de crianças, adolescentes e a comunidade em geral na mobilização do seu município em torno de quatro temas:
  • Educação para a Convivência com o Semí-árido;
  • Participação Política dos Adolescentes e Orçamento Público;
  • Cultura e Identidade Étnico-Racial;
  • Esporte e Cidadania.

Teatro

O projeto "Hora de Teatrar" e realizado pela Secretaria de Educação junto as escolas do município. As aulas são realizadas com os professores que se qualificam e formam os grupos de Teatro na Escola.

Superação

O projeto Superação é desenvolvido através da Secretaria de Educação e a Secretaria de Esporte do Ceará. Realizado nas Quadras Poli esportivas do município os monitores incentivam a pratica de vôlei, futsal, futebol, carimbo e recreação com as crianças e adolescentes.

Estação Digital

A Estação Digital em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal de Hidrolândia desenvolve cursos para a comunidade e para as escolas municipais.
As crianças e adolescentes aprendem e conhecem o mundo na internet ajudando aos professores na realização das didática escolar.

Brinquedoteca

O município conquistou o projeto Brinquedoteca onde o mesmo tem desenvolvido atividades, brincadeiras e oficina de produção de brinquedos nas escolas e na propria brinquedoteca.

Projeto de Desenho

O Projeto de Desenho, valoriza a criatividade das crianças e dos adolescentes através das expressões artísticas.

Projeto Coral Encantando

O Projeto Encantando, encanta todos que assistem as apresentações das crianças. Esse Projeto e realizado com professores das escolas do município que repassam e formam o coral infantil em sua escola.

Projeto Descobrindo a Música (Aula de Violão, Bateria e Teclado) e Projeto Escola de Música (Aula de Flauta)

Os Projetos de música desperta o dom das crianças e dos adolescentes a arte da música, incentivando-os a participarem da Banda Municipal de Música.

Projeto Eu sou Cidadão "Amigos da Leitura"

O Projeto Eu sou Cidadão "Amigos da Leitura" e realizado através da Secretaria Municipal de Educação e da Associação das Primeiras Damas do Ceará - APDM. Os participantes são alunos das escolas do município que se interessa a ler e a incentivar a leitura dos demais alunos da escola. Realizam empréstimo de livros, contagem de história, peças de teatro e visita as bibliotecas.

Projetos Capoeira na Escola

O Projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Hidrolândia através da Secretaria de Educação e do Grupo Geração Carcará de Hidrolândia que desenvolve um trabalho educativo e de acompanhamento aos alunos problemáticos das escolas.